terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como Sobreviver a Um Terramoto em Portugal
de João Pedro George  - 1ª Edição 2011
Editora Livros d'Hoje
P.V.P.: 10,00 €
www.mediabooks.com


Livro desperta consciências para o elevado risco sísmico no país

Existe uma “grande probabilidade de Portugal sofrer um terramoto (seguido de tsunami) semelhante ao de 1755 ou a este último ocorrido no Japão”, diz João Pedro George ao Ciência Hoje.
Por esse motivo, o doutorado em sociologia da cultura da Universidade Nova de Lisboa acaba de lançar um livro que procura “informar e consciencializar as pessoas para essa eventualidade”.
‘Como Sobreviver a Um Terramoto em Portugal’ fornece “dicas de sobrevivência para antes, durante e depois do terramoto (e do tsunami)”.
O livro “foi feito a partir de pesquisa bibliográfica, consultas de sites na internet e entrevistas realizadas a especialistas do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Ciências de Lisboa e responsáveis da Protecção Civil”, descreve o autor. A ideia para o trabalho surgiu “vendo as imagens do terramoto do Japão”, revela.
A primeira parte da obra apresenta uma definição de pontos mais vulneráveis, zonas de risco, aborda a segurança das construções e prevê o que poderia acontecer em caso de terramoto. A segunda parte é mais prática pelo que apresenta as dicas a ter em conta neste cenário. Para as mentes mais informadas, é possível que não apresente muito de novo. Ainda assim, o essencial está lá.
Os terramotos, sendo fenómenos que existem desde o princípio dos tempos e que acompanham os seres humanos desde o seu nascimento, são importantes em todas as épocas”, sublinha João Pedro George.
Segundo os especialistas e tendo em conta o nosso historial sísmico, o País tem um risco elevado” de sofrer um violento terramoto, explica o sociólogo. O perigo vem das diversas falhas sísmicas que o território português tem, sendo as três principais e com mais actividade as da Ribeira de Coina, do Vale do Tejo e do Banco de Gorringe.
Se houvesse um violento terramoto no País morreriam dezenas de milhares de pessoas e haveria severos danos materiais, com destruição de parte importante do edificado de Lisboa e do Algarve, em particular”, alerta João Pedro George. É por isso aconselhável que ao menos saibamos ‘Como Sobreviver a Um Terramoto em Portugal’.

Susana Lage, in Ciência Hoje

Sem comentários: