sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Esterilização: a Educação É Fundamental
Associação Pelos Animais
www.pelosanimais.org.pt

Quem conhece por dentro a realidade dos animais de companhia em Portugal sabe o quão difícil e trágica é a vida dos milhares de cães e de gatos que vivem nas nossas rua. A vida destes animais (dependentes dos animais humanos para sobreviver) é tudo menos fácil. Espera-os a fome, o frio e a chuva, ou o calor insuportável e a sede. Espera-os a incompreensão e a violência de quem os considera um incómodo. Espera-os dias de procura incessante por alimento, água, abrigo ou algum carinho.
Mas o mais trágico é que a esmagadora maioria destes animais descende em primeira ou segunda geração de animais que estavam ao cuidado de alguém. Ou seja, são fruto directo da nossa irresponsabilidade. Infelizmente, são ainda demasiadas as pessoas que não se importam que os seus animais se reproduzam ou que permitem que os seus animais não esterilizados passeiem sozinhos, dando assim azo a que estes se reproduzam com animais de rua e deem origem ainda a mais animais errantes.
É um círculo vicioso que tem de ser travado. E cabe a todos nós, que nos importamos, contribuir para uma mudança urgente na sociedade, educando aqueles que nos rodeiam para a necessidade de impedirem que os seus animais de companhia se reproduzam e para a importância de os esterilizarem. Enquanto não nos empenharmos activa e seriamente na prevenção e na educação no sentido de uma mudança de atitudes e mentalidades, continuará a haver milhares de animais a sofrer nas ruas e o panorama não melhorará.
Mais uma vez, convidamos todos aqueles que queiram contribuir para uma melhoria efectiva da realidade a deixar alguns folhetos educativos “Porquê Esterilizar?” em locais estratégicos como juntas de freguesia, lojas de artigos para animais ou clínicas veterinárias.
Contacte-nos para receber gratuitamente os seus folhetos e dar um contributo essencial para a mudança de mentalidades.
Temos também disponível a T-shirt de sensibilização “Para cada animal ter um lar, é essencial esterilizar!” para ajudá-lo a despertar a sua comunidade para a importância da esterilização.
A sensibilização não exige grandes recursos; o fundamental é o empenho! E cada um de nós é indispensável e decisivo.

Associação Pelos Animais
www.pelosanimais.org.pt

Sem comentários: