segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EUA: Casamentos felizes são bons para o coração

Casamentos felizes dão mais saúde ao coração, revelou um estudo publicado na “Health Psychology”. O estudo, da Universidade de Rochester, Estados Unidos, defende que quem vive num casamento feliz tem até três vezes mais hipóteses de viver mais 15 anos após uma cirurgia de revascularização cardíaca.
Este estudo, de Kathleen King e Harry Reis, avaliou uma amostra de 225 pessoas que tinham sido sujeitas a uma cirurgia de revascularização cardíaca entre 1987 e 1990. Um ano após a cirurgia, os pacientes casados foram questionados sobre a sua relação.
Para além disso. os cientistas avaliaram ainda alguns indicadores que interferem com as doenças cardiovasculares, tais como idade, casos de depressão e tabagismo.

Resultados do estudo
O estudo prosseguiu 15 anos após a cirurgia e os resultados foram conclusivos: 83 por cento das mulheres casadas e felizes ainda estavam vivas, um valor distante dos 28 por cento das que eram infelizes no casamento e 27 por cento das solteiras.
Mas aqueles que não eram tão felizes também tiveram taxas elevadas. Homens em uniões não muito satisfatórias tiveram um índice de sobrevivência de 60 por cento, significativamente melhor do que os 36 por cento dos homens solteiros.
No caso dos homens, também 83% dos casados e felizes estavam vivos (no entanto, aqueles que não eram tão felizes também tiveram uma percentagem elevada). Os homens solteiros conseguiram uma percentagem de apenas 36 por cento.
Neste estudo, os especialistas deixam claro que as vantagens do casamento diferem para homens e mulheres. Embora tenha relevância para ambos os sexos, a qualidade do casamento é ainda mais importante para o género feminino.
Os autores citam, nesta investigação, estudos anteriores que revelam que as pessoas com um casamento feliz são menos suscetíveis a algumas inflamações relacionadas com doenças cardíacas.

in Boas Notícias

Sem comentários: