terça-feira, 11 de outubro de 2011

Outubro: Mês de Prevenção do Cancro da Mama

Liga Portuguesa Contra o Cancro
www.ligacontracancro.pt

Outubro é o Mês Internacional de Prevenção de Cancro da Mama. Estima-se que na Europa surjam todos os anos 430 000 novos casos e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Tendo em conta a incidência desta doença e o impacto na mulher e na sociedade, as organizações internacionais que desenvolvem a sua acção no âmbito da prevenção desta doença dedicam o mês de Outubro à promoção de iniciativas de consciencialização da doença e à angariação de fundos para a investigação sobre as suas causas, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Este mês é também dedicado à informação e apoio a todos aqueles que são afectadas pelo cancro da mama. A 30 de Outubro comemora-se do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, como entidade que há mais anos desenvolve actividades de prevenção nesta área, irá promover a nível nacional um conjunto de iniciativas que visam a sensibilização para esta problemática. O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença.
Do total de casos de cancro da mama, cerca de 1% são detectados no sexo masculino. É uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. São conhecidos alguns factores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada.

in Liga Portuguesa Contra o Cancro

Sem comentários: