quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Uvas

As uvas são muito práticas e podem ser uma excelente adição para um lanche saudável. São ricas em fitoquímicos benéficos ao organismo, mas é um dos frutos com valor energético mais elevado.

A uva é o fruto da videira, da família das Vitaceae. As inúmeras variedades apresentam características distintas na forma, tamanho, tonalidade, qualidade, produtividade, etc. regra geral, têm uma forma redonda ou oval, possuem uma polpa semi-translúcida coberta por uma pele fina e a coloração varia entre o verde, vermelho e roxo escuro (uva preta). De acordo com a variedade, a uva pode ser usada para:
  • Uva de mesa - variedades com baixa acidez, pobre em açúcares e cumpre padrões de tamanho, coloração e forma
  • Produção de vinho - variedades com maior acidez e conteúdo moderado de açúcares
  • Uva passa - variedades com baixa acidez e rica em açúcares
Além disso, as uvas podem também ser usadas para a produção de sumo e confecção de doces e geleia. Neste tema serão somente descritas as características da uva como fruta fresca, reservando as restantes variedades para futuras publicações.
A maturação da uva depende da variedade e da zona de cultivo e estende-se desde o final do Verão até ao princípio do Inverno. A colheita é feita no final da maturação e é habitualmente efectuada entre Setembro e Novembro.
Pensa-se ser originária da Ásia, mas o seu cultivo teve o seu apogeu nas antigas civilizações romana e grega com o objectivo de produzir vinho. O seu cultivo foi ainda potenciado pelo facto de desempenhar um papel importante na religião cristã.

Informação nutricional
O conteúdo em açúcares elevado, principalmente frutose e glicose, é responsável pelo facto da uva ser um dos frutos com valor energético mais elevado. O conteúdo em fibras alimentares é moderado. É rica em potássio e tem um teor moderado de cálcio, fósforo e magnésio. De entre as vitaminas, destaca-se o teor de vitamina B6 e, somente na uva preta, os carotenos (pro-vitamina A). A uva é ainda rica em fitoquímicos benéficos ao organismo, nomeadamente as antocianinas quercitina e resveratrol.

Vantagens e desvantagens
As uvas necessitam somente de serem lavadas antes do consumo. Por isso, apresentam uma grande conveniência e facilidade no consumo, tornando-as numa fruta de eleição para fazer parte de um lanche equilibrado.
Os fitoquímicos presentes na uva têm importantes propriedades antioxidantes, que actuam na manutenção da integridade funcional dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, ajudam a combater o envelhecimento e na protecção contra infecções, alguns tipos de cancros e doenças degenerativas. A uva pode ser prejudicial a pessoas que padeçam de cálculos renais porque tem quantidades elevadas de ácido oxálico, que se pode ligar a minerais, como o cálcio, e agravar a formação dos cálculos. Como é rica em açúcares, o consumo de uva deve ser moderado em pessoas com diabetes e/ou excesso de peso.

Como comprar e conservar
Escolha uvas encorpadas e não enrugadas. A sua estrutura deve estar intacta, sem manchas ou mazelas, não deve libertar sumo e deve estar firmemente presa ao caule.
A coloração da uva reflecte a sua maturação e doçura. A uva verde deve apresentar uma tonalidade ligeiramente amarela, a uva vermelha deve ter uma cor uniforme e a uva preta deve ter uma cor bastante escura.
As uvas devem ser consumidas após a compra, tão rapidamente quanto possível. As uvas não devem ser armazenadas à temperatura ambiente porque sofrem um processo de fermentação que acelera a sua deterioração. Conserve-as no frigorífico sem as lavar.

in Nestlé

Sem comentários: