segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Voluntários participam em 1º Atlas dos morcegos

Para acompanhar o Projeto: www.wix.com/anodomorcego/icnb

Para conhecer as atividades de observação de morcegos ver aqui
Vê como te podes divertir com os morcegos aqui

Um pouco por todo o país, voluntários estão a contribuir para a elaboração do 1º Atlas dos Morcegos em Portugal. A iniciativa é do Instituto da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), no âmbito do Ano do Morcego que se celebra em 2011 e 2012, e que está a desenvolver várias atividades de observação destes animais.
O objetivo é mapear e sensibilizar a população para estas espécies, uma vez que atualmente o conhecimento sobre a distribuição de morcegos pelo território continental é mínimo, indica o site oficial do ICNB.
O fato de ainda não existir uma cartografia sobre a espécie tem "óbvias implicações na conservação dos morcegos, já que as decisões são em muito dependentes na informação existente sobre a distribuição e/ou presença de cada espécie".
O ICNB lançou o projeto Atlas de Morcegos de Portugal Continental com o objetivo de monitorizar os morcegos que é, sobretudo, baseado essencialmente em trabalho voluntário.
O primeiro Atlas vai conter a cartografia atual da distribuição das espécies de morcegos em Portugal continental e irá ter disponível informação para investigação, planeamento e gestão aplicados à conservação.
Os morcegos são uma espécie ameaçada pela destruição das florestas, pela colisão com aerogeradores e pela utilização de grutas como depósitos de lixo.

in Boas Notícias

Sem comentários: