quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UE prepara-se para tornar detergentes da loiça menos agressivos para o Ambiente

Os Estados membros deram luz verde à redução drástica do uso de fósforo nos detergentes para lavar a loiça e assim evitar os tapetes de algas verdes que sufocam rios e lagos.
Uma proposta inicial da Comissão Europeia apenas previa a proibição do fósforo nos detergentes para lavar a roupa. Mas os Estados membros votaram nesta terça-feira no Comité dos Representantes Permanentes da União Europeia (UE) – órgão que presta assistência ao Conselho Europeu – por um alargamento da restrição aos detergentes para lavar a loiça.
Segundo o site Euroactiv, o objectivo da UE é travar o fenómeno da eutrofização, isto é, o excesso de nutrientes na água que pode levar à formação descontrolada de algas e à redução dos níveis de oxigénio na água.
“A notícia de que os Estados membros aceitaram alargar a restrição sobre o fósforo aos detergentes para lavar a loiça é um triunfo”, disse o eurodeputado britânico e responsável por este tema no Parlamento Europeu, Newton Dunn. “Há cinco meses, o comité de Ambiente do Parlamento adoptou a minha proposta para esta extensão porque acreditamos que é uma forma eficaz e eficiente para tornar os detergentes, usados diariamente nas casas europeias, mais amigos do Ambiente”, acrescentou. “Estou encantado porque cinco meses depois, o Conselho Europeu, finalmente, concordou connosco.”
Agora, a nova restrição seguirá para votação final pelo Parlamento Europeu, de 13 a 15 de Dezembro. A costa Norte de França foi afectada no Verão por um excesso de algas tóxicas, um problema que, nos últimos anos, tem piorado. A BBC noticiou que centenas de toneladas de algas foram removidas das praias e que dezenas de animais foram encontrados mortos.

Helena Geraldes
in Ecosfera

Sem comentários: