quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Número de viagens feitas pelos portugueses aumentou 2,7% no primeiro semestre

Os portugueses aumentaram o número das suas viagens turísticas em 2,7% durante o primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo de 2010. A maioria das viagens realizou-se entre Março e Maio. 90% das viagens foram por Portugal.
Foram realizadas 6,2 milhões de deslocações com pelo menos uma dormida fora do ambiente natural dos indivíduos, valor que representa um total de 19,6 milhões de dormidas, de acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgado ontem. Quase metade dos portugueses viajaram em "visita a familiares ou amigos", e 37,4% em lazer, recreio ou férias. Apenas 8% realizaram deslocações em trabalho.
Dos mais de seis milhões de viagens, 90% (5,6 milhões) foram realizadas em território português. O automóvel foi o meio de transporte privilegiado, servindo 80% das deslocações nacionais. Já o avião foi utilizado em 65,2% das viagens ao estrangeiro.
Em termos homólogos, durante o primeiro semestre as deslocações em território nacional aumentaram 3,8%, enquanto as viagens ao estrangeiro diminuíram 6,9%. O INE diz que desta diminuição não pode dissociar-se "o período de retracção económica vivido", já que os destinos no estrangeiro acabam por ter um maior custo associado.
Os portugueses estão também a dormir menos noites fora de casa durante as suas deslocações. Apesar de se contabilizarem quase 20 milhões de dormidas e o número de viagens ter aumentado, este número representa uma descida de 4,6% face ao período homólogo do ano passado. Tal decréscimo prende-se com a diminuição do número de noites por viagem, de 3,4 de Janeiro a Junho de 2010, para 3,1 no mesmo período deste ano.
O alojamento mais utilizado pelos portugueses que viajaram em lazer, recreio ou férias e em visita a familiares e amigos foi o "alojamento particular gratuito". Já nas deslocações profissionais ou de negócios, os hotéis e pensões foram o método mais vezes eleito.

Rita Oliveira
in Fugas

Sem comentários: