terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Portugal continua líder mundial na cortiça

Portugal lidera a produção e transformação de cortiça no mundo, mas 59% das empresas do sector têm até quatro trabalhadores

No mundo da cortiça, Portugal é a grande potência internacional, mas ter a liderança do sector e grandes empresas como a Corticeira Amorim, também é compatível com micro e pequenas unidades, mostra um estudo de caraterização da fileira promovido pela Associação Portuguesa da Cortiça - APCOR.
O trabalho sobre a evolução das tendências entre 2000 e 2010, revela que 59% do universo corticeiro em Portugal é composto por empresas que possuem até 4 trabalhadores e 51,4% das unidades têm um volume de negócios inferior a 0,5 milhões de euros.
Do outro lado do espelho,há 19 empresas com um volume de negócios superior a 10 milhões de euros. Juntas, pequenas e grandes unidades fazem de Portugal o maior produtor mundial de cortiça, com um total de 100 mil toneladas, quase 50% do valor global.

482 milhões em I&D
O estudo, com base em números de 2009, indica que a cortiça movimenta 597 empresas em Portugal, com um total de 8.723 trabalhadores e 70% deste universo está vocacionado para a produção de rolhas.
Relativamente à area de investigação e desenvolvimento, a APCOR refere que a indústria corticeira atraiu investimentos de 482 milhões de euros na última década e soma 44 processos relacionados com a concessão de patentes de invenção nacional e 13 processos associados a patentes de invenção europeia.
Além da liderança industrial, Portugal tem, também, a maior área de sobreiro do mundo, concentrando 34% da floresta mundial de sobro.

Margarida Cardoso
in Expresso

Sem comentários: