quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Prevenir Conflitos de Consumo

Guia para download no Portal do Consumidor
www.consumidor.pt

Antes de comprar
  • Informe-se se as características do produto/serviço se adequam à sua necessidade.
  • Compare preços.
  • Informe-se sobre as condições de troca.
  • Informe-se sobre a garantia e a assistência pós-venda.
  • Se necessário peça orçamento escrito e descriminado.
  • Se houver contrato escrito peça tempo para o ler atentamente. Não decida de imediato.
  • Informe-se sobre as condições de entrega do bem e eventuais custos.
  • Evite tomar decisões de compra por impulso, sobretudo nas vendas na rua, à porta, por telefone, em excursões, etc... é preferível ter tempo para pensar melhor e aconselhar-se.
Quando receber o produto/serviço
  • Veja se as condições do contrato estão de acordo com o que pretende.
  • Verifique o produto no acto da entrega.
  • Veja qual o documento que serve de garantia.
  • Guarde a factura/recibo, é necessário em caso de pretender trocar ou reclamar.
  • Caso o vendedor permita trocas ou devoluções não obrigatórias (troca/devolução de bens sem defeito), guarde o documento que o comprove e verifique as condições em que tal pode ser feito.

Atenção ao conteúdo dos contratos escritos
Verifique se o que está escrito nas cláusulas do contrato é bem claro para si e não assine documentos sem os ler cuidadosamente e compreender o que está a assinar. Peça tempo para reflexão e aconselhe-se em caso de dúvida.
No caso de uma compra a crédito pode estar a assinar mais do que um contrato: um de compra e venda e outro de crédito que, por vezes, aparecem no mesmo documento. Verifique todas as condições.

in Portal do Consumidor

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