segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cada português fez 517 quilos de lixo em 2009

Em Portugal foram recolhidos 517 quilos de resíduos urbanos por habitante em 2009, com Porto Santo e Albufeira a liderarem a lista por concelho, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
No total, foram recolhidos cerca de 5,5 milhões de toneladas de resíduos urbanos em todo o país, dos quais só 13 por cento foram provenientes de recolha selectiva, de acordo com os Anuários Estatísticos Regionais hoje publicados.
Os municípios que apresentaram um valor de resíduos urbanos recolhidos superior a 800 quilos por habitante estão no Algarve (todos os municípios com excepção de Alcoutim, Monchique e São Brás de Alportel) e na Região Autónoma da Madeira.
De acordo com o INE, esse acréscimo de lixo justifica-se com "a natureza turística destas regiões", o que leva a uma maior produção de resíduos.
Lideram a lista da quantidade de resíduos recolhidos por habitante os municípios de Porto Santo (1633 quilos), Albufeira (1315), Vila do Bispo (1214 quilos), Castro Marim (1158 quilos), Vila Real de Santo António (1152 quilos) e Lagos (1148 quilos).
Os municípios com valores mais baixos são Vieira do Minho (99 quilos), Alvaiázere (260 quilos), Arouca (263 quilos), Terras de Bouro (263 quilos), Vila Nova de Paiva (272 quilos) e Penacova (275 quilos).
O padrão territorial revelava segundo o INE "uma oposição norte-sul" no continente, em 2009, com um maior número de municípios a superarem a média nacional nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve. A recolha de resíduos urbanos por habitante tinha menor expressão nos municípios das regiões Centro e Norte onde, respectivamente, apenas 10 e 12 municípios registavam valores acima da média nacional, maioritariamente localizados no Litoral.
O Algarve distingue-se ainda no que respeita à separação de lixo, já que todos os municípios têm valores acima da média do país (13 por cento) no que respeita à proporção de resíduos recolhidos selectivamente.
A recolha selectiva regista menor expressão nos municípios do Douro e Alto Trás-os-Montes (região Norte), da Lezíria do Tejo (Alentejo) e em algumas ilhas da Região Autónoma dos Açores, apresentando proporções inferiores a seis por cento da recolha de resíduos sólidos urbanos.

in Ecosfera

Sem comentários: