segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ONU: Faltará 50 por cento de comida em 2030

A população mundial parece preparada para crescer dos sete mil milhões de hoje para quase nove mil milhões até 2040 e o número de consumidores de classe média irão aumentar em três mil milhões nos próximos 20 anos. No entanto, o planeta parece estar a ficar sem recursos que possam garantir alimentos, água e energia que atendam esta demanda populacional, em rápido crescimento, adverte um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), recentemente divulgado.
Tendo em conta os recursos actuais, prevê-se que em 2030 sejam necessários mais 50 por cento de comida, mais 45 de energia e mais 30 de água para abastecer o total da população mundial. A ONU está há muito empenhada em promover o desenvolvimento sustentável e o estudo «Pessoas resilientes, planeta resiliente: um futuro que vale a pena escolher», realizado por um painel especializado da organização, foi entregue ao secretário-geral da organização em Addis Ababa, na Etiópia.
O objectivo é simples: evitar que três mil milhões de pessoas sejam levadas à pobreza, à fome. Segundo o documento, para alcançar a sustentabilidade, é "necessária uma transformação na economia global". O relatório faz 56 recomendações e propostas concretas, para evitar que, dentro de 30 anos, parte de nós estejam a passar fome.

in Ciência Hoje

Sem comentários: