quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"Passo-a-rezar" faz dois anos e chega todos os dias a nove mil orantes

www.passo-a-rezar.net

O site Passo-a-rezar, a que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura se associou desde o início, entra nesta quarta-feira no segundo ano, chegando diariamente a nove mil pessoas.
A página oferece orações que podem ser ouvidas diretamente no site ou transferidas para um leitor portátil de áudio digital, como um telemóvel, auto-rádio ou outro dispositivo de reprodução, possibilitando a sua escuta em qualquer lugar e hora do dia.
O padre António Valério, atual coordenador do projeto, recorda os passos mais marcantes da sua história e as iniciativas previstas para comemorar o aniversário.
«No dia 17 de fevereiro de 2010, quarta-feira de cinzas, um novo modo de rezar em português ficou disponível na internet. Música e palavra para download, uma proposta diária de oração, para ser ouvida em qualquer lugar.
O www.passo-a-rezar.net entrou assim na vida de vários milhares de portugueses que, diariamente, utilizam as orações disponibilizadas gratuitamente no site, para serem ouvidas em formato mp3 ou subscritas em podcast.
Os 9000 downloads diários expressam o impacto que o projeto tem no dia a dia de tantas pessoas. Isto não seria possível sem a colaboração gratuita de uma equipa de 15 escritores e mais de 30 pessoas que dão voz às meditações que comentam o texto da liturgia do dia.
Ao longo destes dois anos, algumas ocasiões particulares contaram com a participação de figuras reconhecidas do mundo das artes, da cultura e da Igreja: O ator Ruy de Carvalho, o ator Miguel Guilherme, a maestrina Joana Carneiro e o musicólogo Carlos Pontes Leça, para a semana santa de 2010 e 2011; as vozes de D. José Policarpo, D. António Marto e D. Manuel Clemente por ocasião da visita a Portugal do Papa Bento XVI; a fadista Mafalda Arnauth, que deu voz aos textos do jesuíta Marko Rupnik, autor do mosaico da Igreja da Santíssima Trindade em Fátima, no Natal de 2011. No verão de 2010, os atores Susana Arrais e Pedro Granger foram as vozes dos textos para uma semana especial de verão, “Sete pausas na beleza”, da autoria do P. José Tolentino Mendonça, da qual se editou o livro “Um Deus que dança”, com prefácio de Luís Miguel Cintra e apresentado em junho de 2011, na Companhia Olga Roriz.
Para o 2º aniversário, o passo-a-rezar apresenta algumas novidades: um novo grafismo no site e a introdução de uma nova secção – passo a ouvir – que possibilita a audição da oração do dia, frente ao computador, acompanhada de uma imagem que ajude a reflexão.
Esta semana do 2º aniversário e do início da Quaresma conta ainda com as vozes de Susana Arrais e do P. Vasco Pinto de Magalhães, sj duas personalidades conhecidas do mundo da televisão e da rádio.
Este site é uma iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração (Província Portuguesa da Companhia de Jesus) e conta com a colaboração do Grupo Rcom (Renascença comunicação multimédia) para a gravação e edição dos conteúdos.»

in SNPC

Sem comentários: