terça-feira, 13 de março de 2012

FEC junta figuras públicas na proposta para a Quaresma 2012

Proposta para Quaresma 2012 (download da versão PDF) -  http://www.fecongd.org/fec/swf/source/pdf/percursoQuaresma2012.pdf
Via Sacra 2012 (download da versão PDF) - http://www.fecongd.org/fec/swf/source/pdf/viaSacra_FEC2012.pdf

A FEC desafiou diferentes personalidades da vida pública portuguesa para construírem uma proposta de percurso quaresmal. Entre as que aceitaram o desafio da FEC estão D. José Policarpo, Assunção Cristas, Guilherme d'Oliveira Martins, Pe. José Tolentino Mendonça, Pedro Rocha e Melo, Maria Raquel Freire, António Marujo, entre outros.
Páscoa. Passagem. Desenvolvimento. Três palavras que indicam mudança. Três conceitos, expressões ou sentimentos que impelem a avançar na procura de um mundo novo com condições de vida humana e dignas de qualquer ser humano, esteja ele onde estiver. A FEC - Fundação Fé e Cooperação apresenta para este período da Quaresma um itinerário para a sua vivência como tempo de reflexão forte, não apenas no domínio pessoal mas em sociedade. Trata-se de uma proposta de ousadia, como não podia deixar de ser, não fora este o tempo da confiança.
Quaresma significa caminho de transformação, preparando a Páscoa, que significa passagem da morte à vida, da escravidão à liberdade. Viver a Quaresma e celebrar a Páscoa pretende ser e deve ser uma experiência de transformação que implica os cristãos na construção do Reino. Nesta Quaresma, a FEC volta a propor que este percurso de fé seja transposto para o Desenvolvimento. Porque na realidade, os dois percursos não devem ser distintos, devem estar entrelaçados e alimentarem-se mutuamente. O desenvolvimento é a passagem de condições menos humanas a condições mais humanas (Encíclica Populorum Progressio).
Para além da sua acção na área da Cooperação para o Desenvolvimento, a FEC deseja promover espaços de reflexão sobre o desenvolvimento humano e sustentável e promoção da justiça global. Através da Rede Fé e Desenvolvimento, pretende promover este processo no seio da própria Igreja, repensando-se a si própria em diálogo com a sociedade.
Mais do que sugerir propostas de acção para esta Quaresma, quisemos catalisar um tempo de reflexão forte na vida de cada um e na vida em sociedade, neste momento difícil que atravessamos. As bases de partida para esta reflexão são as leituras próprias da liturgia de Quaresma e Páscoa, sobre as quais apresentamos duas propostas: 1/ Reflexões “Eis o Tempo Favorável” e 2/ Via-sacra. Com base na liturgia proposta para a Quaresma e Páscoa este itinerário é uma meditação a partir de diferentes perspectivas – Olhares cruzados diante da cruz e da ressurreição.
1/ A proposta “Eis o Tempo Favorável” é um percurso em oito etapas - 4ª feira de cinzas, seis domingos da Quaresma e domingo de Páscoa. Para cada etapa sugere-se uma dimensão do Desenvolvimento e um olhar a partir de um sector concreto da sociedade, fazendo reflexo da própria Encíclica Caridade na Verdade, em que o Papa Bento XVI aborda a Crise actual e o Desenvolvimento Humano Integral complementando estas diferentes perspectivas. Tivemos o privilégio e a oportunidade de cruzar a riqueza de diversos olhares e experiências de diferentes personalidades da sociedade portuguesa e também desde a Guiné-bissau e Angola, países em que a FEC trabalha. Oito etapas percorridas com a ajuda de pessoas tão diferentes e que aceitaram responderem ao desafio da FEC. Depois de D. José Policarpo, que em Quarta-feira de Cinzas, apresentou o olhar da Igreja Católica sobre o tempo Quaresmal, seguem-se nomes como: Pedro Rocha e Melo, vice-presidente da Brisa e membro da Associação Cristã de Empresários e Gestores; Maria Raquel Freire, professora de Política Internacional da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenação do Território, Pe. José Tolentino Mendonça, o jornalista do Público António Marujo, Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas, Pe. Manuel Augusto Ferreira mccj, Ir. Marlene Wildner, Ir. Esperanza Ospina, Nuno Macedo, Américo Mendes, Maria Raquel Freire, Rita Cortez aci, José Frazão sj.
2/ A Via Sacra do Desenvolvimento foi construída com a colaboração de várias organizações e Movimentos: Fundação Gonçalo da Silveira, Leigos para o Desenvolvimento, Procuradoria das Missões Claretianas, Escravas do Sagrado Coração de Jesus, Rosto Solidário, Equipa d’África, FEC Angola e FEC Guiné-bissau.
Contextualizar o momento que o país e mundo atravessam à luz da História da Salvação, integrando Cristianismo e Cidadania e dar, ao mesmo tempo, instrumentos para uma acção cristã mais reflectida são as razões que levam a FEC a apresentar este caderno de esperança. Diferentes olhares pascais que dão origem a uma “Parábola do Desenvolvimento” que se espera ser capaz de iluminar corações.
O desafio que se deixa é que cada um continue este exercício: de aproveitar este tempo forte de Quaresma para parar e avaliar de que forma a sua vida e a sua realidade estão a ser/ devem ser lugares de Páscoa e Desenvolvimento.
Boa Quaresma!

in FEC

Sem comentários: