sexta-feira, 13 de abril de 2012

Agricultura biológica portuguesa cresceu 60%

A agricultura biológica em Portugal está em franco crescimento. Em 2011, a produção de produtos biológicos no país cresceu 60%, o que revela sintomas de dinamismo na agricultura portuguesa, afirma a Ministra Assunção Cristas citada no portal do Ministério da Agricultura.
A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território participou numa prova de produtos biológicos, promovida pela Associação de Agricultores Biológicos da Beira Interior a bordo do Navio Escola Sagres. Na ocasião, sublinhou a importância crescente da agricultura biológica na economia portuguesa.
"É importante para o consumidor, que se sente seguro ao comprar biológico; é importante para o ambiente, uma vez que as culturas são fertilizadas apenas com compostos orgânicos; é importante para a economia portuguesa que pode aumentar as suas exportações para os maiores e mais exigentes mercados europeus", sublinhou a Ministra.
Os produtores biológicos são, na maior parte dos casos, jovens agricultores. Mas há muitos jovens que gostariam de entrar nesta atividade e só não o fazem porque não têm terra própria.
Por isso, como anunciou a ministra em Fevereiro, o Governo está determinado em facilitar o acesso à terra. "Vamos disponibilizar terras (...) para a instalação de agricultores em regime de arrendamento e a prioridade será dada a jovens e também à produção biológica", disse Assunção Cristas, na prova do Navio Sagres, reiterando o anúncio feito há dois meses.

in Boas Notícias

Sem comentários: