terça-feira, 24 de abril de 2012

Ervas aromáticas ou ervas de cheiro

Boa mesa – Bons sabores
Realçar os sabores dos alimentos, com aromas que se saboreiam é o lema da boa cozinha. Embelezar o sabor dos alimentos e o aspeto dos cozinhados, despertando os seus sentidos...
Ervas aromáticas ou ervas de cheiro, soltam aromas e sabores, aguçam os sentidos e despertam a imaginação: crie novas misturas, novos sabores...
Tornam a comida mais saborosa, deliciosa, e completam a experiência culinária... Faça o seu jardim aromático, para além de desfrutar de uma horta verde e vibrante, tem o aroma contagiante: sabores frescos, aromas inebriantes.
As especiarias são ricas em antioxidantes e vitaminas. Além de aromáticas têm também propriedades medicinais.

Sabia que:
Ervas e especiarias são usadas em variadas combinações, e por todo o mundo:
Cozinha Britânica: utiliza maioritariamente a menta e sálvia
Cozinha Mediterrânea: rosmaninho, orégãos, manjericão
Cozinha Nórdica: endro e salsa.

As mais populares:
  • Manjericão: perfumado e saboroso... Necessita de muito sol e de água regularmente. Propriedades aromáticas: Ótimo para pasta, pesto, frango, salada, tomates com queijo mozarella... No entanto deve ser adicionado aos cozinhados ainda quentes, para preservar o seu sabor. Propriedades medicinais: Desinfetante digestivo, estimulador do fígado, diurético e refrescante.
  • Tomilho: um sabor intenso e irresistível. Planta resistente, pode ser cultivada em qualquer lugar, sem ser muito regado. Propriedades aromáticas: Ótimo para todos os tipo de carne, sopas e guisados...delicioso nas marinadas e óleos. É um substituto saudável do sal. É tão bom seco como fresco. Propriedades medicinais: Revigorante e tónico, destrói de forma mais eficaz do que alguns produtos (inclusive os que precisam de receita médica) o acne. Tem propriedades antissépticas, tónicas, antiespasmódicas, expetorantes.
  • Salsa: sabor e adorno. Deve ser cultivada com alguma sombra. Com rega regular. Propriedades aromáticas: Extremamente popular em molhos, temperos, fricassés. Saladas e sopas, aves e peixes... Combina com qualquer cozinhado. Deve ser adicionada antes de servir. Propriedades medicinais: Reguladora do sistema nervoso, forte diurético. Estimula a produção do leite materno e tonifica os músculos do útero (não aconselhável na gravidez). É um tónico geral.
  • Orégãos: frescos ou secos, excelente sabor. Devem ser cultivados em lugares frescos, e com rega regular. Propriedades aromáticas: Muito utilizado nas cozinhas italiana e portuguesa, perfeito para pizzas, pasta, carne e pratos de queijo. São a exceção às ervas aromáticas frescas, sendo que o seu aroma é melhor depois de seco.
  • Rosmaninho: sabor refrescante, aroma intenso. Cresce facilmente, e pode ser plantado em qualquer lugar, ideal para exterior. Propriedades aromáticas: Com um sabor muito intenso, é excelente para carnes e batatas. Também serve para dar algum aroma à água de cozer o arroz ou as massas, em recheios, alguns molhos e sopas. O sabor desenvolve-se durante a cozedura, logo deve ser acrescentado no inicio do cozinhado.
  • Coentros: muito mais do que um aroma... Devem ser semeados em Abril, em terra solta e permeável, em local protegido, mas solarengo. Propriedades aromáticas: Combinam na perfeição com açordas, carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças. Podem ser utilizados ainda em molhos e grelhados, combina até com marisco. As folhas frescas são bonitas e dão imediatamente um gosto exótico a qualquer prato, se forem adicionadas antes de servir. As folhas aromatizam cozinhados, as sementes bebidas, à medida que amadurecem o sabor torna-se mais intenso. Propriedades medicinais: Digestivos, antisséptico calmante, sendo até considerado afrodisíaco. Quando usado externamente, alivia dores das articulações e reumatismos.
  • Cebolinho: picante... Deve ser cultivado num solo rico em nutrientes com elevada exposição solar. Propriedades aromáticas: Delicioso em saladas e temperos, molhos, queijos creme, peixe assado, ou vinagrette. Ótimo também para decorar os seus pratos. Não deve ser cozinhado para não perder o aroma.
  • Funcho: o equilíbrio doce/salgado Também conhecido como erva-doce. Necessita de bastante irrigação. Propriedades aromáticas: Combina na perfeição com carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças. Pode ser utilizado ainda em molhos e grelhados. É também utilizado na pastelaria. Propriedades medicinais: Na medicina alternativa, é utilizado como inibidor de apetite. Sedativo, tónico estomacal, diurético, sedativo...
  • Hortelã: para comer e beber... Necessita de sol, solo fértil e boa drenagem. Propriedades aromáticas: É um ingrediente privilegiado em sopas, molhos, sobremesas e várias bebidas, incluindo o chá. Usada em receitas culinárias de muitos países pelo mundo todo, em adorno de pratos e composição de saladas e bebidas. Propriedades medicinais: É usada como antisséptico, aromática, digestivo, estomáquica e expetorante. Pode ajudar na perda de peso, através do seu chá.
Bonitas, saudáveis, frescas, aromáticas e comestíveis....tudo à mão de semear, cultivar e saborear. Não necessitam de muito espaço para florescer, e embelezam a sua cozinha, varanda, ou mesmo o quintal.
Escolha as ervas que mais aprecia e utiliza na cozinha...

Como cultivar e utilizar as suas ervas
Na horizontal ou na vertical, deverá escolher de acordo com o espaço disponível.
Como semear: Simples, basta espalhar as sementes pelo vaso, e esperar...
Cuidados: Regar periodicamente, dependendo das ervas, com mais incidência nos meses mais quentes e secos.
Como colher: Incentive as ervas a florescer: uma das características das ervas aromáticas é exatamente o incentivo, quanto mais forem colhidas mais crescem, por isso use e abuse. Além de ser um ótimo passatempo, sabe-se também que, como são baixas em calorias, ajudam numa dieta saudável.
Frescas, variadas e caseiras... acabadas de colher!

in Newsletter loja.inexistencia.com (23 Abril / 7 Maio 2012)

Sem comentários: