terça-feira, 3 de abril de 2012

Os Ovos de Fabergé

Mieks Fabergé Eggs
http://www.mieks.com/faberge-en/index.htm

Os ovos de Páscoa, que os membros da família real e os nobres e ricos de antigamente davam uns aos outros, eram muito diferentes dos tradicionais ovos pintados do povo.
Eram feitos de ouro e prata e decorados com esmalte, pedras preciosas e desenhos em miniatura.
Os ovos de Páscoa mais espectaculares eram os encomendados pelo czar da Rússia a Fabergé (um joalheiro russo muito conhecido), no fim do séc. XIX, e que ficaram famosos em todo o mundo.
O Czar começou esta tradição em 1885. Todos os anos encomendava um ovo ao joalheiro da corte, Peter Carl Fabergé, como presente para a sua esposa, a Imperatriz Maria Teodora.
Depois da morte do Czar, o seu filho, continuou a tradição, encomendando anualmente dois ovos à empresa: um para a mãe e outro para a esposa.
Ao todo, foram feitas 56 destas obras primas produzidas entre 1885 e 1917, embora somente 10 delas tenham permanecido na Rússia.
Cada ovo de Páscoa era trabalhado pelos mestres da empresa de Fabergé ao longo de quase um ano.
Desenhistas, ourives e especialistas em prata, joalheiros, cortadores de pedras, esmaltadores e escultores participavam da sua preparação. A última palavra, contudo, era sempre de Fabergé.
O tema e a forma de cada ovo de Páscoa Imperial eram únicos. Alguns celebravam temas íntimos da família e outros honravam eventos notáveis na vida do Estado russo e da família imperial.
A fantasia criativa dos artistas da empresa Fabergé não tinha paralelo.

in Júnior

Os Ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas e eram encomendados e oferecidos na Páscoa pelos membros da família imperial. Disputados por colecionadores em todo o mundo, os famosos Ovos de Páscoa criados pelo joalheiro russo são admirados pela perfeição e considerados expoentes da arte joalheira.
Dos 65 conhecidos ovos Fabergé grandes, apenas 57 existem até hoje. Dez dos Ovos Imperiais de Páscoa estão expostos no Palácio do Arsenal em Moscovo, Rússia. Dos 50 Ovos Imperiais, só 42 sobrevivem. Dos oito ovos Imperiais desaparecidos, há fotos apenas de dois; um de 1903, o da Realeza da Dinamarca, e um de 1909, comemorativo de Alexandre III da Rússia. Um único dos Ovos da “Ordem de St. George” feitos em 1916, foi tirado da Rússia Bolchevique pela Imperatriz Consorte Dagmar da Dinamarca.
Após a Revolução Russa de 1917 a ‘’Casa Fabergé’’ foi nacionalizada pelos bolcheviques, a família Fabergé fugiu para a Suíça, onde Peter Carl Fabergé faleceu em 1920. Todos os palácios da dinastia Romanov foram saqueados e os seus tesouros foram removidos por ordem de Lenine e levados para o Palácio do Arsenal do Kremlim.
Visando obter moedas estrangeiras, Estaline vendeu diversos Ovos Fabergé em 1927. Entre 1930 e 1944, quatorze dos Ovos Imperiais deixaram a Rússia. Muitos dos ovos foram comprados por ‘’Armand Hammer’’, presidente da Occidental Petroleum e amigo pessoal de Lenine e cujo pai havia fundado o Partido Comunista do EUA e também por ‘’Emanuel Snowman’’ da ‘’Wartski’, famosos antiquários de Londres.
Depois da coleção do Palácio do Arsenal do Kremlim, o maior acervo dessas jóias foi colecionado por Malcom Forbes e exposto em Nova Iorque. Num total de nove Ovos e mais cerca de 180 outras peças feitas por Fabergé, a coleção foi colocada em leilão na Sotheby's em fevereiro de 2004 pelos herdeiros de Forbes. Antes mesmo do início do leilão, toda a coleçao foi comprada pelo magnata e oligarca russo da era pós-soviético Victor Vekselberg por uma soma da ordem de 90 a 120 milhões de dólares.

in Wikipédia

Sem comentários: