segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os portugueses já são dos mais gordos da UE

Os portugueses estão a aumentar de peso e a nossa linha alterou-se nos últimos anos. Mais de metade dos homens e um terço das mulheres têm quilos a mais e consomem em média 3741 calorias por dia, quando nos anos 60 do século passado a média ficava-se pelas 2473. Os dados são comprovados por um estudo da OCDE que diz que os portugueses já são dos mais pesados da União Europeia.
E nem os adolescentes escapam a esta tendência. Segundo um estudo internacional sobre os hábitos das crianças e adolescentes, que reúne dados de 200 mil jovens, os adolescentes portugueses estão entre os europeus que mais tomam pequeno-almoço, comem mais fruta e menos fumam. Mas o estudo demonstra que os nossos jovens praticam pouco exercício e são dos que apresentam mais excesso de peso.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo seja responsável todos os anos pela morte de dois milhões de pessoas. As doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, são a principal causa de morte, de incapacidade e de perda de qualidade de vida, sobretudo nos países desenvolvidos. Para prevenir estas doenças, a OMS recomenda um estilo de vida saudável, que inclua actividade física regular. Com a chegada do sol e das temperaturas que convidam a passar o dia na praia, chegam também as preocupações com a sua forma física.
Aproveite a ocasião. "Nunca é tarde", diz Hugo Pereira, mestre em saúde e bem-estar e personal trainer na clínica Coração de Jesus (Lisboa). O especialista refere que "são três os vectores que permitem ficar em forma: exercício físico, alimentação saudável e modificação dos hábitos de vida". O exercício físico, como andar a pé, subir escadas ou praticar outra actividade que o faça mexer-se contribui para o bem-estar físico e ajuda a prevenir várias doenças, como a obesidade.

in Correio da Manhã

Sem comentários: