quinta-feira, 26 de julho de 2012

Comportamentos de risco na adolescência

Os comportamentos de risco para a saúde estão a aumentar entre os jovens portugueses. Estes são dados do último relatório internacional que analisa a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes na Europa e América do Norte, o HBSC Survey 2009/2010.
Os dados revelam que os rapazes têm uma maior tendência a experimentar álcool e tabaco e a manter o seu consumo. No entanto, as raparigas são as mais afetadas por questões do foro psicológico, muitas vezes resultantes de uma auto-estima muito baixa. Exemplo disto são os distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia, mais frequentes entre as adolescentes.
Apesar de esta ser a melhor era de sempre ao nível da informação, os adolescentes dos 39 países analisados têm uma maior tendência para começar a fumar, a beber alcóol frequentemente e a adotar uma alimentação pobre em vitaminas e rica em gorduras e sal. Portugal não é exceção, sendo um dos países com maior taxa de obesidade entre as crianças e os jovens, logo a seguir aos EUA, Canadá e Grécia.
Os maus hábitos de alimentação vêm comprometer a saúde destes jovens e reduzem a sua qualidade de vida e até a esperança média de vida. Mas a família tem aqui uma grande responsabilidade, já que também ficou provado que as crianças com maior acompanhamento familiar desenvolvem hábitos mais saudáveis.

in Máxima

Sem comentários: