terça-feira, 14 de agosto de 2012

Grávidas vegetarianas - Que cuidados devem ter?

Segundo conclusões de um estudo realizado pelo Centro Vegetariano, em Outubro de 2007, existem 30.000 vegetarianos em Portugal. Um número significativo para uma prática que alguns ainda não compreendem. A Mãe Ideal foi saber quais as vantagens e inconvenientes no dia-a-dia de uma grávida vegetariana. Se a leitora se identifica com este artigo, conheça os conselhos da nutricionista Aline Denise Maia que a ajudará a compreender melhor a relação entre gravidez e vegetarianismo.

Quais as vantagens e inconvenientes de uma grávida vegetariana?
Devemos ter em conta que uma gravidez saudável começa antes da concepção. A alimentação da mulher nos meses anteriores à concepção pode ser tão importante para o desenvolvimento do feto como aquilo que come durante a gravidez. A verdade é que ninguém necessita de grande quantidade de proteínas. Contudo, as crianças e as grávidas apresentam necessidades acrescidas que devem ser satisfeitas de forma a permitirem um desenvolvimento e crescimento saudáveis e uma gravidez sem riscos.
No caso de grávidas vegetarianas, os maiores riscos prendem-se com o aporte insuficiente de vitamina B12, de ferro, cálcio e de zinco. Este risco é muito elevado no caso de se tratar de uma grávida vegetariana pura, uma vez que, as grávidas ovo-lacto-vegetarianas conseguem assegurar um maior aporte destes nutrientes.
As vantagens de uma grávida vegetariana prendem-se fundamentalmente com um melhor controlo do peso corporal, numa melhor regulação do trânsito intestinal e de um melhor controlo da saciedade devido a uma elevada ingestão de fibra através do consumo de cereais e de legumes.

É possível levar uma gravidez saudável só comendo vegetais e tendo um comportamento vegetariano?
Na minha opinião, quando optamos por ter uma alimentação vegetariana, devemos estudar e conhecer minimamente quais as nossas necessidades em macro e micro nutrientes e a composição nutricional dos alimentos. A partir deste conhecimento e do bom senso, é possível fazer uma conjugação mais ou menos equilibrada, de forma a evitar situações de carência. No caso de uma grávida, para que corra menos riscos, deverá optar por uma alimentação ovo-lacto-vegetariana em vez de optar pelo vegetarianismo puro.

Que conselhos podem ser dados às futuras mães no que respeita a este tipo de alimentação seleccionado?
É importante que as futuras mães sejam conhecedoras da composição dos alimentos e das conjugações alimentares que devem ser feitas de forma a suprirem as suas necessidades e poderem permitir o decorrer de uma gravidez saudável e um desenvolvimento equilibrado dos seus filhos. Os alimentos de origem animal têm proteínas ricas em aminoácidos essenciais que não nos são fornecidos pelos alimentos de origem vegetal nem são sintetizados pelo nosso organismo. Estas são realidades e informações que uma futura mãe deverá ter em conta.

Que cuidados suplementares devem ter as vegetarianas que decidiram engravidar?
Deverão ser acompanhadas pelo seu médico de forma a fazerem uma correcta suplementação em ferro, em ácido fólico, zinco e vitamina B12 e redobrar os seus cuidados com a alimentação.

Dentro da escolha vegetariana, que alimentos mais beneficiam os bebés durante a gravidez?
Durante a gravidez, a ingestão de leguminosas secas, fornecedoras de proteínas de origem vegetal e de ferro, é fundamental. Os frutos secos e as sementes também são importantes graças à sua riqueza em gorduras de origem vegetal. A ingestão de ovos, queijo, iogurte e de leite, permite um aporte de cálcio importante assim como de aminoácidos essenciais. De realçar que o ferro contido nestes alimentos é mais facilmente absorvido se consumido em conjunto com alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, tangerina, frutos vermelhos, entre outros). Após o nascimento deverá ser assegurada à criança um aporte de gorduras satisfatório uma vez que as suas necessidades nestes nutrientes se encontram aumentadas.

Quais as principais carências vitamínicas de uma grávida vegetariana? E de que forma podem colmatar eventuais falhas nutritivas?
Tal como já referi, pode ser necessária a suplementação nutricional durante este período da vida. No entanto, conhecendo a composição nutricional dos alimentos e as conjugações alimentares correctas e possíveis, podem evitar situações de carência graves e de comprometimento da gravidez e do desenvolvimento do feto e da criança. As carências de ferro, vitamina B12, ácido fólico, zinco e cálcio, são sem dúvida os maiores riscos que uma grávida vegetariana corre.

O que tem a dizer sobre o vegetarianismo? Que conselhos dá aos seus praticantes em termos de vantagens e inconvenientes?
O vegetarianismo é uma opção alimentar que devemos respeitar e que poderá ser benéfica desde que equilibrada e com bom senso. É uma escolha alimentar que pode perfeitamente permitir um desenvolvimento saudável e um estado de bem-estar físico, psíquico e emocional. Os maiores cuidados deverão surgir durante a gravidez e a infância uma vez que, nestas fases da vida, as necessidades nutricionais estão incrementadas. Além do mais, um regime alimentar vegetariano pode ajudar a controlar melhor o peso corporal e o funcionamento do aparelho intestinal.

Contacto útil
Para mais informações sobre o vegetarianismo, consulte o site http://www.centrovegetariano.org
onde poderá ficar a conhecer melhor este modo de vida, o tipo de alimentação mantido pelos vegetarianos e ler alguns artigos interessantes. Tem ainda ao dispor alguns restaurantes com comida vegetariana e testemunhos de pessoas que optam por este tipo de alimentação regularmente.

in Sapo Família

Sem comentários: