segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Linha telefónica de emergência SOS-Voz Amiga

Diariamente das 16h às 24h
21 354 45 45
91 280 26 69
96 352 46 60
http://www.sosvozamiga.org

Linha SOS recebe mais pedidos por causa da crise

A Linha telefónica de emergência SOS-Voz Amiga necessita urgentemente de voluntários para alargar as horas de funcionamento, tendo em conta o aumento do número de chamadas devido a problemas relacionados com a crise.
Quando se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que se comemora na segunda-feira, os coordenadores do centro SOS - Voz Amiga lançam um apelo à sociedade civil, pedindo voluntários para aumentar a capacidade de um serviço que em 2011 atendeu cerca de 5.300 chamadas e este ano, até Agosto, mais de duas mil.
Uma das voluntárias da linha disse à agência Lusa que «há toda uma urgência» em angariar mais voluntários.
Actualmente com 20 voluntários, este serviço, que ajuda a prevenir o suicídio, funciona diariamente entre as 16 horas e as 24 horas, mas o «grande objectivo» é que passe a funcionar 24 horas por dia.
A mesma voluntária adiantou que o número de pessoas a ligar para a linha tem vindo a aumentar, atribuindo o acréscimo dos pedidos de apoio com a actual situação social que o país vive. Desemprego, fome, violência doméstica e solidão são alguns dos problemas mais frequentes relatados ao telefone.
«Alguns estão no fim da linha, têm uma grande instabilidade. O desemprego, o não ter dinheiro e o estar em condições de isolamento a partir destas questões acentuou-se imenso», sobretudo a partir de 2011, sublinhou.
Adiantou que desde o ano passado aumentou também o número de jovens a ligar para a linha.
Os voluntários do SOS – Voz Amiga, que completa em Outubro 34 anos de existência, atendem chamadas telefónicas de todo o país e, sob o anonimato, procuram diariamente prevenir o suicídio. Para ser voluntário é necessário ser maior de idade, morar na área metropolitana de Lisboa e, entre os requisitos, é essencial que saiba escutar com atenção, compreensão e respeito.
Os voluntários passam ainda por uma formação composta por três fases e com a duração de cerca de dois meses.
O SOS – Voz Amiga assinala também o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio com uma jornada de atendimento contínua durante 48 horas, que começa às 00 horas de domingo e termina às 24 horas de segunda-feira, pretendendo o serviço assegurar o dobro das horas diárias de atendimento. Lusa/SOL

in Sol

Sem comentários: