quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Catnip: A Erva Louca dos Gatos

Acabou-se o tempo dos novelos de lã e das almofadas para afiar as unhas. Chegou Catnip, a nova sensação do mundo felino, uma erva que deixa os gatos frenéticos apenas através do cheiro - correm, saltam, rebolam-se e, inclusivamente, tentam comê-la. Ficam eufóricos e indomáveis como se tivessem levado uma injecção de adrenalina, sobretudo nos primeiros dez minutos em que parecem estar possuídos por uma impressionante energia. Daí que a indústria para pets já tenha começado a lançar alguns brinquedos como postes para afiar as unhas e sprays, de modo a proporcionar a gatos e demais felinos, algumas horas de puro divertimento.
De nome científico Nepeta Cataria, esta planta liberta um óleo aromático para afastar os insectos, óleo esse cujo odor actua no cérebro dos gatos, estimulando o seu instinto predador. A Catnip afecta quase todos os felinos, incluindo leões, pumas e onças e, embora os gatos tentem comê-la, está provado que os animais reagem mais ao cheiro que ao gosto. Mordem, mastigam e esfregam-se sobre a erva, de forma a libertar a essência das folhas (a Nepetalactone), capaz de transformar o gato mais apático no animal mais irrequieto. Por outro lado, quando utilizada em gatos que costumam ser turbulentos, acalma-os como se de um tranquilizador se tratasse.
O efeito da Catnip é mais intenso nos primeiros dez minutos, sendo que os gatos em idade reprodutiva são mais sensíveis que os gatos jovens, com menos de seis meses. Normalmente, os machos reagem mais do que as fêmeas e, já agora, fique a saber que esta substância não causa dependência física ou química, pelo que não é considerada prejudicial. Actualmente, nos Estados Unidos da América (EUA) são consumidas 320 toneladas de Catnip por ano.
Originária do Mediterrâneo, a Catnip é uma erva perene da família das hortelãs, tendo sido levada para os EUA e para o Japão quando foi descoberta pelos colonizadores europeus que lhe atribuíram propriedades medicinais. Actualmente, é uma planta comum na América do Norte e no Brasil, sendo sobretudo frequente no Nordeste e no Sul do país, em terrenos baldios e rochosos.
Nos humanos, a erva-dos-gatos pode ser usada para combater cólicas, tosse e constipações, mas as suas propriedades terapêuticas só estão activas no Verão. Também pode ser tomada como chá mas, se fumada, provoca uma sensação de euforia similar ao cânhamo. Geralmente, encontra-se à venda em lojas de e ervanárias, onde podem ser adquiridas sementes para cultivo. Em Portugal, pode ser comprada no Cantinho das Aromáticas, em Vila Nova de Gaia.

in Sapo Idade Maior

Sem comentários: