sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ideias para Presentes de Natal Caseiros

Açúcar Baunilhado Caseiro

Para fazer um frasquinho com açúcar baunilhado caseiro, que em nada se compara ao de compra, tudo o que precisam é de um frasco, açúcar branco e uma vagem de baunilha (a vagem de baunilha pode até ter sido usada anteriormente numa qualquer sobremesa).
Coloquem a vagem de baunilha aberta ao meio no frasco e cubram com açúcar. Depois é só fechar o frasco. E deixar ficar um ou dois meses para ganhar o sabor.
Depois é decorar o frasco a gosto com uma etiqueta personalizada, uma fitinha ou qualquer outra coisa.
E assim têm uma oferta personalizada, especial e económica até!

in A Economia Cá de Casa

**************************************************

Açúcar de Alfazema Caseiro

Este açúcar é óptimo para adoçar chá, fazer refrescos caseiros e ainda para enrolar tortas variadas. Para o fazer, não podia ser mais simples: misturem o açúcar com as flores de alfazema (à venda em lojas de produtos naturais, ervanárias, dietéticas e em alguns supermercados). Se quiserem podem usar o robot de cozinha para "misturar" melhor.Depois é só encher frasquinhos com esta mistura e fechar bem. O ideal é fazerem já, para estar pronto a consumir por alturas do Natal!
Decorem o frasco com motivos natalícios e uma etiqueta bonita e ficam com um mimo para complementar os vossos cabazes de Natal.
Em alternativa, juntem ao açúcar um pacotinho de chá e uma receita da vossa torta favorita - com a indicação que o açúcar deve ser usado para adoçar o chá e enrolar a torta -coloquem num saquinho e ficam com uma lembrança para oferecer a amigos ou familiares!

in A Economia Cá de Casa

***************************************************

Azeite Aromatizado

Aproveitem garrafinhas de vidro transparente de água (as da Frize são giras!), ou de vinagres e lavem-nas bem - nada melhor do que as meter na máquina da louça!
Depois coloquem lá dentro ervas frescas, dentes de alho, folhas de louro, piri-piri ou malaguetas e encham-nas de azeite. Fechem bem, decorem a gosto.... e lá têm mais um presente caseiro para oferecer!
Os meus azeites foram aromatizados com alho, orégãos e uma malagueta vermelha das grandes! E ficaram muito giros!

in A Economia Cá de Casa

****************************************************

Sal Aromatizado

Nada mais simples: misture sal grosso de cozinha com o que quiser. Neste caso usei grãos de pimenta preta e rosa e alecrim seco. Coloquei no robot de cozinha para misturar e picar tudo, para ficar mais homogéneo e ser mais fácil de usar.
Coloquei depois em frasquinhos pequenos, decorei com elementos natalícios e com uma etiqueta identificativa. (O sal fica melhor se estiver um tempo com a mistura antes de usar!) Estão prontos a colocar nos cabazes e a serem usados para temperar carnes ou peixes grelhados, saladas, batatas...
Outra sugestão simples e prática de um miminho a oferecer!

in A Economia Cá de Casa

Sem comentários: