sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Lisboa abre mais de 50 espaços a visitas gratuitas em fim-de-semana Open House

6 e 7 de Outubro 2012
Visitas gratuitas
http://www.lisboaopenhouse.com/pt/home

Guia de bolso (onde constam todos os espaços a visitar): http://www.lisboaopenhouse.com/pt/home

Organizada pela Trienal de Arquitectura, a Lisboa Open House realiza-se nos dias 6 e 7 de Outubro e permitirá visitar gratuitamente mais de 50 espaços “de valor arquitectónico ou cultural inquestionável”.
"Quantos de nós param para olhar o festim que é a arquitectura lisboeta? Mesmo se entrarmos num grande edifício público, sabemos qual o factor intrínseco que o torna especial?"
A questão, em forma de convite ao aprofundamento e visita, é levantada por Herbert Wright, consultor curatorial da Lisboa Open House, um envento que se realiza pela primeira vez na capital numa organização da Trienal de Arquitectura de Lisboa - cuja terceira edição decorre em Dezembro de 2013. Criada em Londres em 1992, a iniciativa, sem fins lucrativos, informa a organização, "guia-se por princípios simples mas desafiantes: mostrar arquitectura de excelência ao público em geral, suscitando e estimulando o interesse no património edificado".
É assim que, nos dias 6 e 7 de Outubro (sábado e domingo), mais de 50 espaços únicos da cidade se abrem a visitas gratuitas. Entre eles, o Palácio Sinel de Cordes, o Supremo Tribunal de Justiça, a Casa da Moeda, o Cinema São Jorge, o antigo Hotel Vitória, a nova sede da RTP, a Fundação Champalimaud, a escola secundária José Gomes Ferreira, o Aqueduto das Águas Livres ou mesmo um apartamento em Telheiras.
"Na estreia deste evento, Lisboa vai revelar um conjunto de edifícios, tanto clássicos como contemporâneos. De valor arquitectónico ou cultural inquestionável, esta primeira selecção compreende uma diversificada lista de património edificado com diferentes tipologias", de "casas particulares a infra-estruturas ou monumentos nacionais", referem em comunicado.
Lisboa passa assim a integrar a rede Open House, de que fazem parte cidades como Londres (Inglaterra), Dublin (Irlanda), Telavive (Israel), Melbourne (Austrália), Barcelona (Espanha), Roma (Itália) ou Nova Iorque e Chicago (EUA).

in Fugas

Sem comentários: