segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Outubro mais florido

Confira a lista de tarefas deste mês para que as suas flores e plantas tenham todos os cuidados que merecem

Estas são as acções que não pode deixar de empreender este mês:

Plante bienais
Este mês pode plantar as primeiras espécies bienais e bolbosas de Primavera. Pode mesmo intercalar ambas em terreno definitivo, por exemplo amores-perfeitos e jacintos para uma composição em azul violeta.
Encha o seu jardim de gazânias
Rafael Blanco, especialista em jardinagem da Jardins, recomenda que aproveite os seus momentos de lazer no jardim para plantar gazânias, uma planta que permite gozar de flores de grande beleza e variedade em locais temperados e com sol. "É pouco exigente no solo, embora prefira solos arenosos. Aguenta perfeitamente a seca mas não as geadas ou exposições sombrias", alerta, contudo.
Abrigue as plantas agrupadas no alpendre
Com os primeiros frios e as chuvas de Outono, as plantas anuais de flor ficam murchas. Proteja as plantas delicadas, passando os vasos para a estufa ou colocando-as sob o alpendre.
Retire a pintura
Elimine as pinturas anti-sol e retire as redes de sombra que até agora serviram para evitar as insolações e minimizar os efeitos do excesso do calor.
Cave o solo
É tempo de preparar o solo com covas profundas, com o objectivo de o arejar antes das novas plantações. Em caso de muita humidade, não trabalhe a terra argilosa para evitar a formação de torrões difíceis de desfazer.
Rega com sol
Se, no Verão, deve evitar as horas centrais do dia para regar os maciços, agora é precisamente esse o momento mais indicado. Tenha, no entanto, em conta que, a partir desta altura, as suas plantas necessitam cada vez menos água.
Encha os buracos deixados pelas plantas
É altura de tratar das rocalhas, dos maciços e das jardineiras, antes que o frio regresse em força.
Para isso, ocupe os lugares deixados pelas plantas do Verão com espécies que darão cor já na próxima Primavera. Pode semear ou plantar exemplares adquiridos em vaso ou resultantes de multiplicações que tenha efectuado.

Luís Melo, in Sapo Mulher

Sem comentários: