quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

31 dicas para poupar dinheiro em cada dia do mês

Diz-se que é preciso cerca de um mês para alterar um hábito… se o hábito que quer adquirir passa por poupar mais dinheiro, então estas 31 dicas – uma para cada dia do mês – vão ajudá-lo a estabelecer e a cumprir esse objetivo. Com pequenos passos diários é possível começar a poupar dinheiro com um esforço mínimo, para chegar ao final do mês com resultados máximos. Uma vida mais poupada em apenas 31 dias!

  1. Comece a colocar, de parte, um pequeno valor mensal que servirá para criar um fundo dos presentes, ou seja, poupe dinheiro para gastar em presentes de aniversário, de Natal, casamentos ou outras ocasiões. Assim, na altura, o orçamento não se ressentirá tanto.
  2. Troque o telemóvel e/ou o telefone fixo pelo Skype e poupe dinheiro, sem cortar no tempo de conversa!
  3. Crie um fundo de reserva para as férias, ou seja, a partir do mês seguinte às suas férias anuais, comece logo a poupar dinheiro para as próximas – assim, o esforço financeiro será menor e o divertimento mais!
  4. Aproveite os saldos sazonais para comprar roupa e calçado para as crianças, tendo em conta as suas idades no próximo Inverno ou Verão.
  5. Quando comprar fruta e/ou legumes, compre sempre avulso e escolha sempre produtos da época e, de preferência, locais.
  6. Registe-se no site do seu banco e faça todas as suas transações online – fica mais barato do que dirigir-se à sua sucursal.
  7. Preste atenção aos cupões/talões de desconto que possa obter nas lojas, revistas, jornais, online ou por correio e aproveite-os para comprar os produtos que normalmente compra, mas a preços mais atrativos.
  8. Reavalie o seu seguro automóvel – será que necessita mesmo de um seguro contra todos os riscos? Se o carro for antigo, a resposta é não.
  9. Vê realmente os 100 canais disponibilizados pelo seu serviço de TV por cabo? Faça uma lista dos canais mais vistos/preferidos, reveja os pacotes oferecidos, atualize o seu contrato e… poupe dinheiro!
  10. Quando estiver a comparar preços entre produtos, observe bem a etiqueta – veja também quanto custa cada embalagem por litro ou quilo.
  11. Troque todas as lâmpadas tradicionais que tem em casa por lâmpadas economizadoras. Sempre que possível, aproveite a luz natural em vez de recorrer à iluminação artificial.
  12. Todos os dias registe os seus gastos e guarde os talões de qualquer compra efetuada. No final do mês, faça as contas a quanto gastou, veja aonde pode cortar, reajuste o orçamento e comece a poupar dinheiro logo no mês seguinte.
  13. Em muitos casos, comprar online é mais económico – pesquise e compare, depois é só poupar!
  14.   Quando sair de casa de manhã e se deitar à noite, desligue o esquentador/caldeira.
  15. Os saldos são uma excelente altura para comprar presentes de aniversário ou de Natal antecipados (escolha presentes que à partida não serão trocados, como livros, CDs, produtos de wellness, brinquedos, puzzles, etc.).
  16. Aproveite os grandes descontos (muitas vezes até 80%) atualmente oferecidos pelos sites de compras coletivas.
  17. Instale redutores de água em todas as torneiras/chuveiros da casa.
  18. No Inverno, acender a lareira e abrir as persianas para deixar entrar o sol (e aquecer um pouco a casa) é mais económico do que ligar o aquecimento.
  19. No Verão, manter as persianas fechadas (para não entrar o calor) e utilizar a ventoinha é mais económico do que ligar o ar condicionado.
  20. Desligue sempre a torneira da água quando estiver a lavar os dentes, a ensaboar as mãos ou a lavar a loiça.
  21. Se frequenta os mesmos supermercados que amigos e familiares, veja se estes têm talões de desconto que o possam interessar, faça uma lista dos respetivos produtos e peça-lhes para os comprar por si.
  22. Em vez de utilizar o telemóvel ou o telefone fixo para convidar os amigos para jantar, faça o convite por email ou Facebook.
  23. Se, depois de uma refeição num restaurante sobrar muita comida, peça para embrulhar e leve para casa – terá pelo menos uma refeição pronta para o dia seguinte.
  24. Habitue-se a comunicar, todos os meses, a leitura dos contadores da água, luz e gás, evitando assim contas astronómicas, que fazem mossa no orçamento mensal.
  25. Enquanto espera que a água do duche aqueça, encha um balde com essa água, aproveitando-a para lavar o chão da cozinha ou regar as plantas da varanda.
  26. Habitue-se a não sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. Leve também o almoço para o trabalho – se não for todos os dias, pelo menos algumas vezes por semana.
  27. Esteja mais atento às quantidades que gasta de tudo, desde papel higiénico a pasta de dentes, passando pelo líquido de lavar loiça e ao papel de alumínio. O mais certo é estar a gastar mais do que o necessário em cada utilização, por isso, reduza, prolongue a vida desses produtos de uso diário e poupe dinheiro!
  28. Habitue-se a pagar sempre (ou quase sempre) em dinheiro, pois, custa mais gastar dinheiro quando se paga com notas, do que com o cartão de crédito ou multibanco.
  29. Faça do saber poupar um desafio e veja quantos dias pode "aguentar" sem gastar dinheiro em coisas desnecessárias. Depois, canalize o dinheiro que poupou para o seu fundo de emergência ou de férias.
  30. Em vez de guardar os restos do jantar no frigorífico onde poderão ficar esquecidos, prepare logo o almoço para o dia seguinte ou congele a refeição para outro dia, colando uma etiqueta com a data no tupperware antes de a colocar no congelador.
  31. Se estiver tentado a efetuar uma compra impulsiva, faça as contas para determinar quantas horas de trabalho é que o preço dessa compra vai implicar. Será que vale mesmo a pena? Este é um excelente truque para poupar dinheiro em qualquer área da vida!

in Saber Poupar

Sem comentários: