sexta-feira, 22 de março de 2013

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água

http://www.unwater.org/watercooperation2013/index.html

 
O dia 22 de março é celebrado por todo como o planeta o Dia Mundial da Água desde 1993. A data pretende relembrar o papel fulcral dos recursos hídricos para a vida na Terra e, consequentemente, a importância da sua conservação, e este ano é dedicada à Cooperação Internacional pela água.
O Dia Mundial da Água foi criado a 22 de fevereiro de 1993 através da resolução A/RES/193 da Assembleia Nacional da Organização das Nações Unidas ONU, em resposta a uma recomendação da Agenda 21 para o Desenvolvimento Sustentável, acordada na Cimeira do Rio no ano anterior.
Todos os anos, o dia 22 de março é assinalado com atividades específicas em torno de um tema que é definido anualmente pela ONU, e que se relaciona com a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Em 2013, que corresponde ao Ano Internacional da Cooperação pela Água, o dia 22 de março relembra a importância da cooperação no que diz respeito à água, para a promoção da paz, prosperidade e desenvolvimento sustentável.
Com efeito, no Comunicado de Imprensa sobre o Dia Mundial da Água 2013, a ONU salienta a dependência da satisfação das necessidades humanas básicas, do ambiente, do desenvolvimento socioeconómico e da redução da pobreza em relação à água. Uma vez que existem cerca de 148 estados que partilham uma bacia hidrográfica com um ou mais países, a água pode ser uma fonte de conflitos, devido à extração excessiva, desvio e poluição. Deste modo, é essencial a cooperação internacional no contexto de uma gestão sustentável deste recurso para os evitar.
“A água é central para o bem-estar das pessoas e do planeta” refere Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU. “Temos de trabalhar em conjunto para proteger e gerir de forma cuidadosa este recurso frágil e limitado”.

Para celebrar o Dia Mundial da Água estão previstos vários eventos a nível nacional, nomeadamente: 
  • Divulgação os resultados do concurso “A Água e o Universo”, promovido pelo site Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos – Júnior, uma iniciativa Agência Portuguesa do Ambiente (Saiba mais em http://snirh.pt/junior)
  • Apresentação da campanha de divulgação científica “A restauração dos rios como ferramenta para a gestão das inundações e como fonte de emprego e desenvolvimento socioeconómico” pelo Projecto Rios (Saiba mais em http://www.cirefluvial.com/noticias_ver.php?id=231)
  • Conferência Internacional “Parcerias Internacionais pela Água: um desafio geracional” e entrega dos Prémios AcquaLiveExpo, no âmbito da 2ª edição dos salões AcquaLiveExpo e EnergyLiveExpo (Saiba mais em http://www.acqualiveexpo.fil.pt)
 
Flipa Alves, in Naturlink

Sem comentários: