quarta-feira, 3 de abril de 2013

Prémio Hotel Revelação do ano: "Cooking and Nature"– Emotional Hotel

Rua Asseguia das Lages nº 181
2480 - 032 Alvados
t. (00351) 244 447 000
info@cookinghotel.com
https://www.facebook.com/cookinghotel
http://www.cookinghotel.com

Já há poucos lugares que o surpreendam? Conheça o Cooking and Nature – Emotional Hotel, um hotel em espaço rural com um conceito audacioso e que poderá fazê-lo mudar de opinião.

Cooking and Nature – Emotional Hotel. O nome peculiar inspira curiosidade e indicia algo diferente. E de facto é. Traduzido para português significa, literalmente, um hotel "emotivo", ligado ao "cozinhar" e à natureza. Três conceitos explorados com mestria neste espaço e que resultam num dos projetos de hotelaria mais arrojados em Portugal.
Comecemos pelo contexto. Rui Anastácio, engenheiro florestal e proprietário da vizinha Casa dos Matos, ambicionava pôr em prática há algum tempo as ideias que lhe surgiam na cabeça. Em 2010, antes da crise de financiamento de crédito que haveria de chegar, decidiu arriscar. Ali mesmo, na aldeia de Alvados (Porto de Mós), no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Implantado num olival no sopé da montanha, – ao qual Rui garante não ter sida arrancada nenhuma oliveira – o Cooking and Nature abriu as portas no final de 2012.

Emotional Hotel
"O conceito está assente na ideia de darmos aos hóspedes um conjunto único de emoções", conta Rui Anastácio. Isso é conseguido, desde logo, no conceção dos 12 quartos (159 Euros a noite), cada um deles ligado a diferentes emoções. Desde os mais tranquilos "Simplicidade, Meditação" ou "Aconchego, Meditação", aos sugestivos "Exotismo, Sensualidade" ou "Luxúria, Paixão". Todos foram pensados e decorados individualmente e incorporam os sentimentos correspondentes em cada detalhe. Decorados com bom gosto, cada quarto é uma descoberta, com características únicas. Uma boa razão para voltar (pelo menos) 12 vezes!

Cooking Hotel
É no aspeto gastronómico que o Cooking and Nature mais surpreende. Aqui apenas se come o que se cozinha. Sem um restaurante, na verdadeira aceção do termo, os clientes são convidados a por em prática os seus dotes culinários ou, se não os houver, a adquirir alguns em lições de cozinha, as "cooking lessons". Para tal há que escolher no site do hotel, com a devida antecedência, dois pratos e uma sobremesa para cozinhar (ver fotogaleria). O menu está a cargo do chefe-conselheiro Nuno Barros (1300 Taberna) e a aula nas mãos do chef João, sogro de Nuno Anastácio, conhecedor dos produtos da terra. Os ingredientes tracionais locais – alguns à venda no hotel – estão na base da aula, com duração média de uma hora e a custar 25 Euros, sem bebida. Depois da degustação num dos espaços disponíveis (o "friends" para grupos e o "lovers" para casais), ainda leva as receitas para casa. Para terminar, o "Honesty Bar" convida a um copo "honesto", uma vez que é o cliente que se serve e rabisca num papel o seu consumo. Tudo num espírito familiar, acolhedor e descontraído, como manda a frase por cima da hospitaleira lareira: "Relax, take a break and enjoy a beautiful drink with family & friends".

Nature Hotel
Os produtos locais integram o último dos elementos do tridente conceptual do hotel: a natureza. O Cooking and Nature foi pensado no sentido do visitante poder aproveitá-la em várias vertentes. Para além de se poder cozinhar com produtos locais, organizam-se caminhadas pela serra com um guia, promovem-se workshops, passeios a cavalo, piqueniques na montanha, observação de aves, entre outros. As crianças também são convidadas a participar nestas atividades, para além de contarem com uma piscina no exterior e, em dias de chuva, de uma sala-ateliê com jogos e brinquedos. Enquanto isso, os adultos podem relaxar nos chamados "Banhos D'Aire", optando por um banho tranquilizante, uma massagem ou uma aula de ioga.
Tudo isto num edifício de linhas modernas, em consonância com a paisagem de montanha, sem feri-la. No final de um dia invulgar, em que fez um passeio pela serra, aprendeu a cozinhar e bebeu um copo "de forma honesta", nada como subir até ao seu quarto e viver a última das emoções. Qual? Isso fica a seu cargo.

Paulo Brilhante in Escape

Sem comentários: