sexta-feira, 3 de maio de 2013

Aves Feridas

Todos nós já nos deparámos com uma cria caída no chão, com aves feridas ou inertes após terem sofrido colisões, ou aves notoriamente doentes ou intoxicadas. Trata-se de situações frequentes e para as quais é importante agir rapidamente. O que fazer?

Aves feridas ou doentes
Se encontrar uma ave ou outro animal selvagem ferido ou com sinais de debilidade, deverá:
  • Recolher a ave, com auxílio de um pano, toalha ou casaco, tapando rapidamente a cabeça e o bico para a tranquilizar e segurando as patas e asas;
  • Colocá-la numa caixa de cartão com furos, ou numa mala de transporte própria para animais de estimação tapada com um pano;
  • Mantê-la num lugar protegido e tranquilo e não dar alimento nem administrar medicação;
  • Contactar o Centro de Recuperação mais próximo (ver contactos em: http://www.spea.pt/pt/links/centros-de-recuperacao) e facultar informações detalhadas sobre o animal. Não deve manter o animal em sua posse mais tempo do que o estritamente necessário e apenas prestar os primeiros-socorros se tiver conhecimento para tal;
  • Contactar imediatamente o SEPNA (Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520), em caso de suspeita de envenenamento, não esquecendo que os cadáveres apenas devem ser removidos pelas autoridades (para mais informações consulte a página do Programa Antídoto: http://www.antidoto-portugal.org/portal/PT/25/default.aspx).

Crias encontradas no chão
Muitas vezes encontrarmos crias acidentalmente caídas de ninhos, e nestas situações é importante interferir o mínimo possível.
Se a cria se encontrar já bastante desenvolvida, e se conseguir localizar o ninho nas proximidades, deixe a cria onde a encontrou já que os pais irão certamente ouvi-la e acabarão por ir buscá-la ou alimentar.
Se a cria continuar por muito tempo sem ser alimentada ou apresentar sinais notórios de debilidade ou lesões, se não conseguir localizar o ninho ou detetar os progenitores ou se tratar de um local de grande movimento onde a cria esteja em risco entregue-a num Centro de Recuperação (escolha o mais perto de si: http://www.spea.pt/pt/links/centros-de-recuperacao).
É importante não esquecer que em algumas espécies (ex.: melro, coruja-do-mato) é normal as crias saírem do ninho antes da maioridade, continuando a ser cuidadas pelos seus progenitores, mesmo estando no chão. Pelo que exceto em situações de risco, ausência dos progenitores ou de debilidade e malnutrição, as crias não deverão ser retiradas do local.

Aves marinhas caídas no chão
Em zonas costeiras, e sobretudo nas ilhas dos Açores e da Madeira, é frequente aves marinhas como a cagarra serem vítimas de encadeamento pela iluminação pública durante a noite. Se encontrar alguma ave marinha com dificuldade de locomoção, deverá proceder da seguinte forma:
  • aproximar-se lentamente e cobrir a ave com um pano, toalha ou casaco, tendo especial cuidado com o bico;
  • Agarrar na ave e colocá-la numa caixa de cartão com furos;
  • Contactar a SPEA (telf. geral: 213 220 430) - http://www.spea.pt/pt/quem-somos/contactos, solicitando a recolha da ave. Caso não seja possível a algum elemento da SPEA ir ao seu encontro, dirija-se à noite, a uma praia pouco iluminada e solte-a colocando a caixa no chão, próxima do mar.
Para mais informação consulte a página referente ao projeto Aves e Iluminação Pública na Madeira (http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/projetos/aves-e-iluminacao-publica) ou a campanha SOS Cagarro nos Açores (http://www.azores.gov.pt/gra/dram-soscagarro).

NOTA IMPORTANTE: É ilegal transportar animais selvagens em carros particulares, contudo devido a situações que nos ultrapassam, as entidades competentes por vezes não têm capacidade para se deslocar aos locais devidos, por isso a responsabilidade fica ao critério de cada um.

Filipa Machado e SPEA
in SPEA

Sem comentários: