segunda-feira, 24 de junho de 2013

M de Melão, Meloa e Melancia

As frutas que se podem beber sem restrições são sinónimo de saúde até à última gota.

Quase todas as consultas ou outras intervenções nutricionais possuem sempre um espaço reservado para o trio melão, meloa e melancia (e já agora também os morangos) como aqueles frutos dos quais se pode “abusar” ou comer com mais à vontade. E, de facto, a sua composição nutricional legitima completamente esta discriminação positiva uma vez que, em vez de fruta que se come, estamos perante fruta que se bebe. Melão, meloa e melancia possuem todos mais de 90% de água e menos de 6% de açúcar, algo que na prática se traduz em apenas 20 a 30 kcal por 100 gramas.
Vemos então que a opção por qualquer um dos três é positiva na perspectiva de aumentar a densidade nutricional da nossa alimentação, isto é, é maior a quantidade de alimentos ingeridos com o mínimo de calorias associadas. Ainda assim, uma pergunta impõe-se: entre melão, meloa e melancia qual deles o melhor? Como os olhos também comem, poderíamos ficar com a ilusão de que as suas fortes cores teriam a devida correspondência em vitaminas, nutrientes e fitoquímicos. Todavia, entre os três, a melancia é justamente a que possui menos fibra, menos carotenos e, consequentemente, menos vitamina A, mas também bastante menos vitamina C (melão e meloa são excelentes fornecedores desta vitamina).
Apesar do potencial antioxidante dos três ocupar um patamar inferior no panorama de frutos e hortícolas, é mais uma vez a melancia que se diferencia negativamente a este nível. Ainda assim, falamos de diferenças relativamente pequenas e tomara que todas as dúvidas ou indecisões na escolha alimentar tivessem como pano de fundo alimentos com esta grande riqueza nutricional.
A caminhada da Primavera até ao Verão faz-se ao ritmo do aumento das temperaturas, e como quase tudo na natureza faz sentido, são justamente as “frutas que se podem beber” que começam a inundar as bermas das estradas fazendo com que a paragem se torne quase obrigatória. Por isso, quer opte por melão, meloa ou melancia, existem poucas dúvidas e uma só certeza: são sinónimo de saúde até à última gota.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

Sem comentários: